Favorecidos pelas condições climáticas, os triticultores da região Sul seguem o plantio da cultura, motivados com as valorizações do grão e previsões otimistas para a produção. Em virtude dessas boas projeções, a quantidade de áreas para o cultivo de trigo recebeu acréscimos.

No Paraná, o aumento foi de 40 mil hectares segundo levantamento disponibilizado pelo Departamento Economia Rural (Deral) na quinta-feira (25). As principais regiões que agregaram mais áreas para o cultivo foram o núcleo de Pato Branco e Ponta Grossa, com expectativa de produção de 3,5 milhões de toneladas. A área estimada nesta safra é de 1,1 milhão de hectares, 10% superior ao ano passado.

O Departamento relatou ainda que aproximadamente 89% dos campos já foram semeados, que mesmo tendo apresentado atraso no início de plantio, já teve seu quadro estabilizado no decorrer do mês.

As cotações do trigo, nas principais praças comercializadoras estão em campos mistos. Nesta segunda-feira (29), no Paraná a média paga no balcão, incrementou em 0,3%, fechando a R$ 57,76/saca. Em Santa Catarina a desvalorização foi de 0,3%, e no Rio Grande do Sul, os preços se mantiveram estáveis sendo cotados a R$ 53,76/saca.

Ainda em relação à safra do cereal, no estado gaúcho a estimativa é de que 74% das aéreas foram plantadas. Na região de Erechim, 60% das lavouras destinadas a cultura estão no chão, o mesmo acontece na Fronteira do Rio Grande do Sul, que já se encaminha para o final da semeadura. Todavia, no Sul próximo a Pelotas o processo foi paralisado pela alta umidade do solo.

De forma geral as áreas germinadas nas lavouras do RS, se encontram com bom estande e o desenvolvimento vegetativo satisfatório.

Segundo dados do Inmet, nos estados do Sul do Brasil, o tempo durante a semana ficará nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em diversas áreas, exceto no leste, centro e sul do Paraná, e leste e norte de Santa Catarina, onde ficarão parcialmente nublado.

Fonte: AF News

Disponível em: https://www.afnews.com.br/noticia.php?id=2683