O 9º levantamento de acompanhamento de safra, publicado no dia 09/06 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), relatou que no mês de maio, o Brasil importou 466,8 mil toneladas de trigo, sendo 85,10% de origem da Argentina, 12,7% dos EUA e 2,17% do cereal foi proveniente do Paraguai.

O estudo ainda demostrou aumento de áreas cultivas de trigo em 6,7%, compreendida em 2,18 milhões de hectare, a previsão de produtividade é de 5,7 milhões de toneladas, se tudo decorrer bem durante a safra e as condições climáticas seguirem favoráveis.

No andamento da semeadura no Paraná, segundo dados do Deral divulgados na segunda-feira (08), o avanço foi de 4%, no comparativo a semana anterior, por decorrências de chuvas no estado.

Na fenotipagem das lavouras, o acréscimo foi de 5% em bom desenvolvimento, no qual 82% demostram essas condições, 15% em condições médias e com recuo de 1% nas condições ruins. Já o estádio de desenvolvimento das plantas está 85% em desenvolvimento vegetativo, fase essa que a planta forma afilhamento. No que se refere ao rendimento de grãos, ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura de trigo, este estádio é importante para a expansão de área foliar, para maior capitação de radiação solar.

Os fatores otimistas para os compradores na expectativa de safra, se refletem nas quedas que o trigo vem sofrendo desde início de junho, que também é agrupado com a pressão do processo de semeadura e as baixas na moeda norte-americana. Porém, a escassez do grão no mercado doméstico, segura os valores altivos.

Fonte: afnews.com.br/noticia.php?id=2603&t=Trigo-Brasil-Avanco-nas-areas-semeadas-de-trigo-no-Brasil-deve-alcancar-218-milhoes-de-hectares-na-atual-safra