O mercado do trigo brasileiro segue com os preços em altos patamares, por conta do período de entressafra, alta do dólar e déficit da matéria-prima, tanto para importação de países mais próximos, como para aquisição com o mercado doméstico.

Mesmo assim, alguns compradores já estão se movimentando para a compra de trigo brasileiro da nova safra, que já teve o seu plantio iniciado no Paraná, já estando semeado em 63% das áreas destinadas a cultura e também no Rio Grande do Sul, com um alcance de 5% até a última semana.

Segundo o Deral, a comercialização do trigo safra 2019/20 no Paraná, já está em 5,7% na média do Estado, com um volume de mais de 200,00 mil toneladas.

A região que mais vendeu o cereal até o momento foi em Cornélio Procópio, onde a comercialização de trigo atingiu 37%, correspondendo a 108.390 toneladas.

Em Guarapuava, os triticultores já registraram 75.000 toneladas vendidas, ou seja, 33% da produção estimada.

Os municípios de Laranjeiras do Sul e Maringá, também apresentaram um start nas vendas.

Até o final da tarde de hoje (01) o Deral ainda não tinha publicado o seu boletim sobre o acompanhamento das lavouras, mas de acordo com o Eng. Agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Departamento, as chuvas que ocorreram no Estado do Paraná nos últimos dias, ajudaram a intensificar ainda mais os trabalhos do plantio do trigo, podendo superar a média histórica de plantio neste próximo levantamento.

Os produtores de trigo que devem começar o plantio agora em junho, estão bastante satisfeitos com as condições climáticas e taxa de umidade do solo, bem como os triticultores que plantaram trigo em maio, não apresentaram nenhum prejuízo a cultura por conta da escassez hídrica. Somente algumas lavouras com o plantio em abril, é que terão de fazer algum trabalho de replantio em determinadas áreas, pois apresentaram problemas de desuniformidade no desenvolvimento da cultura devido a estiagem.

Fonte: https://www.afnews.com.br/noticia.php?id=2556