Os preços do trigo voltaram a subir em muitas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), principalmente nas negociações entre empresas, o chamado mercado de lotes.

Por outro lado, as cotações permanecem enfraquecidas em outras. Segundo colaboradores da instituição, o movimento de alta é sustentado pela baixa oferta doméstica do cereal e pela valorização do dólar frente ao real.

Já as quedas são influenciadas por tentativas de alguns vendedores de liquidar os estoques remanescentes da temporada passada a preços mais baixos. Assim, entre 10 e 17 de julho, as cotações do trigo no mercado de balcão (valor pago ao produtor) recuaram 0,38% em Santa Catarina e 0,06% no Paraná, mas subiram 1,18% no Rio Grande do Sul.

No mercado de lotes, os aumentos foram de 1,92% em Santa Catarina, de 0,23% em São Paulo e de 0,11% no Rio Grande do Sul. Já no Paraná, os valores recuaram 0,1%.

Fonte: Globo Rural

Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Trigo/noticia/2020/07/oferta-reduzida-de-trigo-e-valorizacao-do-dolar-elevam-preco-no-mercado-interno.html