São 75 anos de dedicação e conquista de credibilidade. Em 29 de abril de 1945, a família Tres, adquiria um moinho de pedra, movido à água, na Linha São Roque, em Rodeio Bonito, dando início a um trabalho de gerações. Trata-se do Moinho Tres Ltda, que se destaca pela qualidade e tradição de seus produtos. Atualmente, atende clientes nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Hoje, a linha de produtos da empresa conta com as marcas Estrela D’Alva, Portenha Premium, Portenha e Mosana, com todo um mix para a linha industrial, para a fabricação de massas, pão francês, biscoitos e, para a linha doméstica, em pacotes de 1 Kg e 5 Kg, sacarias de 25 Kg e 50 Kg e big bags, contando também com misturas integrais em pacotes de 1 Kg e 5 Kg.

Tem à frente de sua administração, o sócio-diretor Sergio Valentin Tres. São nove sócios (um deles in memoriam), e gera, entre empregos diretos e indiretos, 100 postos de trabalho. Para atingir clientes e consumidores finais, conta com uma equipe de excelência em vendas, uma externa e outra de suporte interno.

Trajetória

A história do moinho da família Tres, iniciada em 1945, teve sequência com a aquisição de um motor à base de carvão mineral. Um ano mais tarde, passou a ser tocado com uma locomotiva a vapor. Em 1948, transformou-se em um moinho movido por um motor a diesel, já na linha Tres, em Pinhal, atendendo clientela local e dos arredores, e funcionando 24 horas por dia.

Em 1966 foi dado início à construção de um novo moinho, agora movido à energia elétrica, no Distrito de Pinhal, que pertencia a Palmeira das Missões. Foi um longo período da era Irmãos Tres Ltda, sob o comando do então sócio-diretor, Severino Tres.

– No início da década de 1990, com a queda do monopólio estatal do trigo, sentimos a necessidade de expandir o mercado, com a produção de farinha de trigo, milho e seus derivados, e produzir em maior escala. Neste período, passamos por mudanças administrativas e ampliação de máquinas e equipamentos –, recorda o atual sócio-diretor, Sergio Tres.

Expansão

Em junho de 1994, o Moinho Tres passou a ser comandado pelo sócio-diretor Clóvis José Tres, que deu início a um novo ciclo de uma geração da família. Desde a fundação produzindo as farinhas de trigo e milho Estrela D’Alva e derivados, em 1996, lançou a Portenha, fabricada com uma mescla de trigo nacional e importado, produto que ficou conhecido pelo alto padrão de qualidade.

A área física foi ampliada em 1997, chegando a 582,66 m2, absorvendo a demanda de novas máquinas, como para o empacotamento e maior espaço para armazenagem e carregamento. Também foi equipado o laboratório da qualidade para a realização de análise do trigo visando à industrialização da farinha. Já em 2001, a planta industrial foi ampliada para 1.000 m2 de área construída, e a capacidade de moagem passou de 30 para 48 toneladas por dia. Também foi montada uma padaria experimental para testes de amostragem de farinha, visando garantir ainda maior excelência aos produtos.

A produção de um novo produto, a farinha de trigo Portenha Mix, começou em 2002, com a aquisição de uma máquina de pré-mistura. Foi neste ano que ocorreu a ampliação da área física da parte administrativa, com mais 135,3 m2. “Em 2003, ampliou-se a capacidade da indústria de 48 para 96 toneladas por dia. Foram muitos investimentos em todos os setores, como aumento das áreas físicas, aquisição de equipamentos modernos, construção de silos para armazenagem de trigo e farinhas, instalação de software para automatização completa, construção de um centro de distribuição, novo espaço e aquisição de equipamentos para o laboratório de análises, padaria experimental, refeitório para os colaboradores, qualificação profissional e implantação de programas de qualidade –, detalha Tres.

Nova direção

Em 2014, um acidente interrompeu a era de Clóvis Tres na direção do moinho. Após 20 anos frente à empresa, o cargo foi assumido pelo irmão, atual sócio-diretor, Sergio Tres. Mesmo abalado, Sergio não mediu esforços para dar continuidade ao trabalho. Em 2017, houve a modernização da moagem, passando à marca de 120 toneladas por dia. Neste mesmo ano ocorreu a aquisição do sistema de recebimento de farinha em big bag e modernização do laboratório.

– Agradecemos aos sócios-fundadores, sócios atuais, colaboradores diretos e indiretos, fornecedores, clientes, consumidores e a todos que ajudaram, de uma forma ou de outra, para o crescimento do Moinho Tres –, finaliza Sergio.

Fonte: https://www.folhadonoroeste.com.br/noticias/moinho-tres-marco-no-desenvolvimento-regional/