A moagem acumulada dos meses de janeiro a abril deste ano somou 1,85 milhão de toneladas, de acordo com Informações do Ministério da Agroindústria da Argentina. Trata-se da mais alta desde o primeiro quadrimestre de 2012, segundo a Bolsa de Comércio de Rosário.

Na visão do analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco, este é um dado importante para a indústria, porque gera um enorme impacto multiplicador na economia do país e nos níveis de emprego. Segundo dados da FAIM (Federação Argentina da Indústria Moageira) este complexo industrial conta com mais de 170 empresas, com cerca de 200 plantas, distribuídas em todo o país, com uma capacidade de moagem de trigo de 13,5 milhões de toneladas anuais.

“Contudo, a moagem de trigo pão em 2017 foi de apenas 5,9 milhões de toneladas e a produção de farinha de trigo aumentou para 4,4 milhões de toneladas, destinadas, principalmente ao mercado interno (precisamente 3,7 milhões de toneladas). As exportações e farinha de trigo em 2017 foram de 748 mil toneladas.

PLANTIO
As boas condições climáticas e o progresso da colheita da soja permitiram avançar com o plantio de trigo e superar os 4 milhões de hectares implantados para a safra 2018/19 na Argentina. “As boas condições hídricas do Centro e Sul da área agrícola do país permitiram um avanço semanal de 18 pontos percentuais e elevar o progresso do plantio para 67,5% dos 6,1 milhões de hectares previstos para a safra 2018/19”, conclui Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.