O dia 26 de abril foi marcado por emoção e reconhecimento em Pinhal. A celebração dos 80 anos da Moinho Tres reuniu direção, colaboradores, clientes, parceiros e autoridades na sede da Fundaluz, para relembrar a trajetória iniciada em 1945 por Valentim Tres e sua família, com um moinho de pedra movido a água que atendia a comunidade local e arredores. Cerca de 360 pessoas participaram.
A programação foi aberta com a apresentação da história da empresa, além de materiais institucionais e vídeo produzido para retratar essa trajetória. A solenidade destacou a contribuição da Moinho Tres para o desenvolvimento de Pinhal e região ao longo de oito décadas. No decorrer dos anos, a empresa passou por diversas fases de modernização: a chegada da energia elétrica em 1965, a expansão liderada por Severino Tres e, na década de 1990, o grande salto de crescimento sob a gestão de Clovis Tres (in memoriam), com a criação da marca própria, investimentos em equipamentos modernos e a verticalização do processo produtivo.
Em 2002, a Moinho Tres ampliou sua atuação no setor de panificação com o lançamento da linha Portenha Mix. As décadas seguintes foram de contínuo fortalecimento da estrutura industrial, dobrando a capacidade produtiva, implantando projetos de automação, práticas de sustentabilidade e qualificação de equipes. Em 2023, a empresa iniciou um dos maiores ciclos de modernização de sua história, elevando a capacidade para 150 toneladas diárias e ingressando no mercado livre de energia.
Em 2025, sob a direção de Sergio Valentim Tres, a Moinho Tres segue firme em sua missão de unir tradição e inovação, com investimentos constantes em tecnologia, qualidade e capacitação.

A solenidade
Em nome dos sócios Luiz Pedro Tres, diretor gerente de produção; Aristides Luiz Tres, diretor assessor administrativo; Leisa Maria Tres, Marcos Camara Tres; Rosane Tres e Sinara Cristiane Tres Soares, se manifestaram, Francini Barcarolo da Silva, sócia gerente qualidade e Sergio Valentim Tres, diretor-administrador.
– É uma alegria muito grande essa celebração dos 80 anos da empresa Moinho Tres. Pensamos em cada detalhe com muito carinho para celebrar as memórias e toda uma trajetória maravilhosa, construída pelos nossos antepassados em 1945”, destacou Francini. Já o diretor-administrador, Sergio Valentim Tres celebrou o importante marco. “O nosso sentimento é de alegria, de gratidão, de reconhecimento. Além disso, agradecemos a todas as entidades e órgãos que nos homenagearam pela passagem desta data tão importante não só para a história de Pinhal, como da região”, disse.
A noite também foi marcada pelo lançamento da sexta edição do Livro de Receitas da empresa, desta vez em formato digital, com 80 receitas elaboradas com produtos da Moinho Tres, como a Farinha Estrela D’Alva, por colaboradores e familiares. Em sorteio realizado para premiar os participantes do livro com uma viagem à Serra Gaúcha, a ganhadora foi Juliana Martins Xavier, com a receita Nozinhos, de autoria de sua mãe, Marinês de Carvalho Martins. Ivete Terezinha Signo Tres e Maria Ignez Acadroli Tres foram agraciadas com uma lembrança pela revisão do livro.

Homenagens
Os colaboradores que já completaram 10 anos de empresa foram homenageados na ocasião. Receberam a placa comemorativa aos 80 anos da Moinho Tres, Adilio Adriano Zanon, Adilson Backes, Alan José Bertuol, Alexandre Antonio Duarte, Clenir Fatima Pereira de Almeida, Cleomar Pazuch Sacon, Creomar Martins Xavier, Daniel Lemes da Silva, Dilce Binelo Brizola, Edemir Michel, Elizabete Fatima de Campos, José Duarte, Leandro Luiz Gheno, Leonardo Pereira, Nicassio Schimidt, Nilsa Maria Bagatini, Rosangela Trentin Piovean, Ruderlei Trentin, Rudinei Wisinheski, Silvane Fernandes e Zacarias Menegazzo Neto. Também foram homenageadas pessoas que já fizeram parte da empresa, sendo eles, Eldo Conte. Luciano Sangalli, Milton Della Bona, Neusa Della Bona, Daniela Lorenzi e Clesiane Sperafico.
Em nome dos clientes, o reconhecimento foi entregue a Henrique dos Santos, da Líder Pan; Mário César Poli, da Indústria Confepan - Grupo Poli e Tania Inez Tres, empresária, sócia e gerente do Mercado Pinhalense. Ainda foi homenageado, Érico Bertoletti, do Supermercado Bertoletti, que justificou sua ausência. E, para finalizar, parceiros importantes da empresa, Leandro Moro, representando a família; e Lídia Beatriz Moschetti, da Moschetti Embalagens, foram lembrados. A honraria foi concedida a Sadi Tres e a Moacir Tres, representando seu pai, ex-sócio, Carlos Tres Netto, e Silvia Tres e Silvana Tres, em nome de seu pai, ex-sócio, Alcides Aristides Tres. Foram lembrados os representantes comerciais da empresa, Ari José Lain, Diego Belloli, Edimar da Silva, Flavio Tomazoni, Giuliano Ferronato, Ivandro Schlemer, Jair Antônio da Mota, Jakson de Oliveira, Jakson Souza, Jorge Luiz da Silva de Souza, Leandro Folchini Nunes, Marco Antônio Severo, Marcos Rezende Nascimento Nunes e Ricardo Fonseca e ao vendedor, Maicson Ricardo Kern Tosso.
A direção da empresa homenageou lideranças que trabalham pelo desenvolvimento de Pinhal e região e que contribuem ou contribuíram para o sucesso da Moinho Tres, como o prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Claudiomiro Martins Pinto; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhal, Diogo Fumagalli; o presidente da Creluz, Elemar Battisti; a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Cadoná, a gerente da Cooper A1, unidade de Pinhal, Fernanda de Souza; líder na edificação do moinho, Severino Pasquali; além de representantes do Banrisul, Banco do Brasil e Cresol.

Confira mais fotos aqui
https://www.oaltouruguai.com.br/foto/241/80-anos-da-moinho-tres-pinhal